Aos 46 anos, Christiane F. volta às drogas…


Fiquei impressionado com a notícia de que a alemã Christiane Felscherinow (lembram dela?), protagonista do filme mais marcante da minha adolescência (lembro até que tive que assistir a esse filme, escondido, na casa de um amigo devido ao seu conteúdo forte..), e do best-seller marcante da década de 70 “Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída”, voltou a ganhar destaque na imprensa alemã por, supostamente, ter voltado ao vício, aos 46 anos de idade.

Essa suposta recaída foi um dos motivos que levou as autoridades do país a assumir a guarda do filho de Christiane, de 11 anos. Mais tarde tentou levar o filho às escondidas fugindo com o namorado para Amsterdã. Na capital holandesa, Christiane teria voltado a consumir heroína.

Para quem não se lembra, a fã mais ardorosa de David Bowie (lembram que no filme ela faz de tudo para assistir ao seu show?) tomou a primeira dose de heroína aos 13 anos e aos 14 começou a se prostituir para sustentar o vício.

Segundo a imprensa local, amigos e conhecidos contam que Christiane tem buscado as antigas amizades da época das drogas, passa a noite na casa de amigos e freqüentava uma praça de Berlim famosa como ponto de venda de entorpecentes.

Christiane revelou que ingeria com freqüência a metadona, um medicamento usado na terapia para dependentes de heroína.

“Tomo diariamente uma dose pequena”, afirmou, contando ter medo de enfrentar novos problemas que a impedissem de criar seu filho.

“De outra forma, não sei o que aconteceria”, disse Christiane F. na época. “A metadona é para mim uma segurança, para que eu não caia num buraco.”

Desempregada, dizia ainda se sentir à margem da sociedade, tendo como sua principal fonte de renda o dinheiro que recebe mensalmente pelos direitos do romance que a tornou famosa…

O ex-namorado Detlef ainda está vivo e mora em Berlim. Com filho e mulher, ele se diz limpo.

Segue alguns trechos do livro que achei na Internet:

“…A noite, voltei a tomar alguns comprimidos. Um individuo normal morreria. Para mim, isto me permitia ao menos dormir algumas horas. Um sonho me despertou: sou um cão que sempre foi bem tratado pelos homens ate o dia em que o prenderam em um canil e o torturaram ate a morte.”

“…Achei que desta vez era o fim. Mas não era uma overdose, era só vinagre. Perdi toda a resistência e meu corpo não me obedecia mais. Foi assim que os outros morreram. Muitas vezes, depois de uma picada eles perdiam a consciência. E um dia eles não acordavam mais. Não sei mas por que tive tanto medo de morrer. De morrer só. Os drogados morrem sos. Mais freqüentemente em banheiros fedorentos. Tive então, uma verdadeira vontade de morrer. No fundo não esperava por outra coisa. Não sabia o que estava fazendo no mundo. Antes, eu também não sabia muito bem. Mas um viciado vive para que? Para se destruir e destruir aos outros? Pensei, naquela tarde, que seria melhor que eu tivesse morrido, mesmo que fosse só pelo amor a minha mãe. De qualquer forma, não sabia mais se existia ou não.”

Fonte: G1 e páginas do Yahoo.

Anúncios

34 Respostas to “Aos 46 anos, Christiane F. volta às drogas…”

  1. Que horror…
    E por incrível que pareça, mesmo tendo lido umas 3x, eu nunca vi o filme.

  2. Assisti o filme, mas nunca consegui ler o livro todo. É que assim como vc, Dandan, eu tbm tive que fazer as duas coisas escondidas de minha mãe…
    A história é marcante e quando eu li essa notícia ontem fiquei impressionada dela ainda estar enfrentando esse problema aos 46 anos. Né mole não… :/

  3. TOXICOMANO Says:

    INACREDITAVEL COMO ELA AINDA ESTA VIVA DEPOIS DE TANTO TEMPO, EU JA LI O LIVRO E ASSISTI AO FILME, E É REALMENTE IMPRESSIONANTE E SUA HISTÓRIA…

  4. Ao fim de algum tempo, voltei a ler novamente o livro, a história é marcante, porém, fico admirada ao saber que ainda esta viva, mas , lamento ela aida estar viciada na heroina.

  5. Noooooossa … Nunca imaginei que uma pessoa podesse se degradir assim em tao pouco tempo , tão rapido é uma cisa mt triste e tocante (pelo menos em min ) ja vi o filme se eu tivesse a oportunidade de ler o livro , tenho vontade e curiosidade pois pelos trechos que li da internet sao diferentes do filme que vi ” Eu Cristiane F. 13 anos, drogada e prostituida . ” foi muito forte o filme cenas bem feitas ela ficava toda suja e horrorosaa !! Isso é mais um motivo pra que eu nunca use essa merda GRAÇAS A DEUS NUNCA USEI E NEM QUEROOO USAR !!! uma única dose é o necessário para destruir a vida de qualquer um . Sempre falão quecomeçao so para provar e não consegue maiis parar so tenho mt PENA MT PENA MESMO DELA . espeo melhoras se ela ainda esa viva ou se ja morreu que ela va para o céu ( coisa que duvido mt )

  6. Sabe…acho ela bem parecida comigo,pois num passado recente fui também uma dependente quimica mas hoje em recuperação…já assisti o filme e li também o livro acho incrível a história e muito triste, mas espero
    que ela se recupere e consigua segui em diante pois é difícil viver presa nesse vício maldito que nos causa depre e solidão e vontade constante de morrer….vivendo numa ilusão barata e sólida..espero do fundo do meu coração que ela possa ser feliz talvez um dia..e recuperar a guarda de seuo filho…que Deus a perdoe e proteja aqui ou numa vida melhor após a sua morte.!!

  7. Essa historia é muiito marcante, ja vi o fiilme , mais nunca li o livro nao.
    eu nao acho anacreditavel como ela ainda esta viva depois de tanto tempo, maiis siiim por tudo que ela ja passou.
    Espero que ela consiiga si livrar desse maal, e consiiga a guarda de seu filho.

    como diiz o comentarios aê eem ciima da Valeska.
    julgar as peessoas é muitoo faciil.

    queem é vc pra julgar, e diizer que vc duviida muiito que ela nao vai pro céu.

    como o PROPRIO Deus faloou qeem nunca errou e atire a 1 pedraa.

  8. j vi o filme e nao e diferente quando se trata de droga,espero q Christiane nao entre mais no vicio da heroina pois toda droga tem um fime essa o fim e o usuario morrendo de overdose pois desejo q ela saia dessa enquanto e tempo pois q ela pense em seus filhos!!!!!desejo toda a sorte do mundo pra ela e q Deus de forças para ela sai dessa!!!!!!!!

  9. CARA, ISSO É INACREDITAVEL. ESSA MULHER É DE FERRO SÓ PODE, DEPOIS DE TANTA DROGA AINDA TA VIVA :O
    JÁ VI O FILME E TO LENDO O LIVRO [/QUEMPERGUNTOU ?
    AAH, NÃO SEI PORQUE MAIS EU ADMIRO ELA. NO FINAL AINDA TÁ VIVA, ”SE LIVROU” DE CERTA FORMA DO VÍCIO. ACHO QUE ISSO AE É SÓ BUATOS MESMO, PREFIRO ACREDITAR QUE SIM.

  10. Christiane F. Minha idolo. Amo, ja li o livro sete vezes. O filme sinceramente ja perdi a conta de tanto que eu assisti. Me declaro orgulhosamente um fa dessa historia fascinante. O livro e dez mil vezes melhor que o filme, e ainda estou torcendo para que alguem faça uma releitura, um remake, uma nova versao do filme. COm as superproduçoes de hoje com certeza iri ser muito bem sucedido.

    • Quero muito que isso aconteça também! Que façam uma nova versão do filme com a história mais detalhada, mesmo que dure umas 3 horas!

  11. olha são pessoas como a cristiane f, que nós devemos ajudar, pessoas que perderão o rumo da vida que não sabem o que bom de verdade. tenhamos paciencia um dia o mundo muda.

  12. OMG. Não acredito… depois de tudo pelo que passou, depois de tanto tempo, Christiane F. volta ao mesmo? Nossa, só espero que nao se deixe levar. Nunca mais, por ela e pelo filho o_o

    Estou mesmo na cena final do livro. E mal posso esperar por ver o filme. Se for tão bom como o livro tenho a certeza que o vou amar. Ele era da minha mãe quando tinha 18 anos e eu, que tenho 18 tambem, estou lendo agora. Quando tiver um/a filho/a vou fazer questão de dar este livro para eles lerem tambem porque é sem dúvida muito mais que um relato de uma drogada! É apaixonante, uma lição de vida!!

    Gostaria de saber como anda o Detlef. Como todas nós, me apaixonei por ele e pelo seu amor a Christiane… só queria um sinal feliz para eles dois juntos mas já sei que a vida real – porque isto É a vida REAL – não é como nós queremos não… Se alguém souber de alguma coisa que poste por aí 😉

  13. Estou lendo o livro , não tive a oportunidade de ver o filme ainda … Estou morta de curiosidade para assistir o filme . ><

  14. Eu ja li olivro e vi o filme e me entristeço ao saber que ainda há a possibilidade de ela ter voltado a esse deploravel vicio.., Não a critico e nem a julgo pois isso eh direito apenas de Deus e tenho certeza que Ele jamais vai julgar um filho Seu sabendo os apuros e mas situações que ela tenha passado….
    Espero que ela tenha forças e esteja viva para lutar contra o vicio e forças para lutar pela guarda de seu filho…
    E a ideia de fazer uma nova versão do filme pode ser realmente algo mto bom pois alem de ser uma historia marcante ira alertar a nova geração de adolescentes que vem ai de como eh deploravel e irreversivel os danos causados pelas drogas…

  15. pO CARA EU ACHO ESTA MINA UM MAIOR BARRATO, COMO PODE VIVER TANTO TAMANDO HHH, É BOM SABER DISTO …HAHAHAHAHAHAHA CURTA A VIDA SEM MEDO DE MORRER, ESTE DESTINO JA ESTA VINCULADO A VC ……………. FAZES TUDO QUE TU QUERES……

  16. meu eu adoro este filme nao tive a oportunidade de ler o livro ainda mas concordo com vcs ela e de ferro mesmo vitoriosa acho que realmente ela parou com as drogas pois se ela nao tivesse parado hoje ela nao teria mas sangue nas veias e sim heroina

  17. Eu achei a história de vida dela espetacular , li o livro e gostei muito ,
    sou realmente fã .
    Não assisti o filme , mais concerteza vou comprar.
    Pena que ela tenha tido essa recaida ;X .

  18. paula monique. Says:

    NAO acredito.eu ja tiha assistido o filme,e agora estou lendo o livro!
    mas sera q ela ta viva ainda?

  19. valeria gollar Says:

    este fime é lindo conta toda sua vida drogas sexo namoro prostiuiçao de menores assistem o fime é lindo e triste

  20. Li o livro em seguida asisti o filme, porem tenho a dizer a quem somente viu o filme para leia o libro tambem pois ele é mais detalhado. É uma pena saber que ela ainda esta nesse caminho pois seu livro para mim é uma liçao para que as pessoas nao entre nessa vida de dorogas

  21. QUEM PROCURA ACHA….ESSA NUNCA FOI FELIZ….SÓ ILUDIDA!!!

  22. ADORO A HISTORIA DE SSA MULHER DESDE DOS MEUS 13 ANOS QUE LI O LIVRO E ASSISTIR O FILME TUDO DE BOM MINHA MÃE NUNCA FALOU NADA SOBRE ASSITIR LER A HISTOERIA DELA, ACHAVA ELA O MAXIMO E AINDA ACHO POIS ELA ESTA VIVISSIMA PENA QUE COM ESSAS RECAIDAS MAIS É ASSIM MSM TODOS NOS SABEMOS O QUE QUEREMOS DA VIDA E ELA VAI VENCER ISSO UM DIA.

  23. Sou dependente quimica e vivi uma história meio parecida como a de Christiane,só nao me prostituí,mas de resto fiz de tudo um pouco.Hoje
    vivo limpa e muito feliz1Nao sinto mais vontade de usar nenhuma espécie de droga.Tive muita força de vontade e venci.Eu me sinto muito bem assim,acho que as drogas estavam no meu destino.Mas a gente pode mudar o destino e eu mudei o meu!

  24. e ainda existe heroína ? queee massa :]
    ameei a historia dela com o Detlef .:}

  25. Que Deus a resgate e faça dela uma mudança para aqueles que mergulham nessa escolha.

    Assisti o filme nos meus 13 anos, passou na escola para educação e ensino da realidade… Nunca esqueci esse filme e hj pretendo palestrar com ele para jovens.

  26. Ao contrário de alguns minha mãe me comprou o livro, confesso que é pesado mas eu ja sabia por auto o que o livro relatava e acho que com 15 anos ja é uma idade suficiente para lê-lo.
    É decadente e deprimente ver a merda toda sobre o depoimento de uma criança de apenas 13 anos e teve algumas partes tão tristes que eu tive vontade de chorar e parar de ler, mas prossegui pois não adianta nada tenta fingir que não aconteceu e acontece, pois é uma história real e que se repete pelo mundo a fora.
    E eu recomendio aa leitura por que não adianta tapar os olhos diante dessas situações que podem acontecer com que nós menos esperamos.

  27. I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this web site. I am hoping the same high-grade web site post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing abilities has encouraged me to get my own website now. Actually the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a great example of it.

  28. to lendo o livro e to achando super interessante, acho qe todos os jovens deviam ler,pois é uma lição de vida. seria bem legal uma versão nova do filme.

  29. nosssssssaaaaaaaaaaa como vc era linda mais deus a de fazer todas as coisas por vc ainda sera q ela esta viva? eis a questao

  30. Queria dizer a todos que li o livro e assisti o filme ha um tempao atraz e recomendo a todas as pessoas, mais queria dizer realmente que a recaida faz parte da doença e nao da recuperação, se for verdade que ela recaiu sinal que nao esta ainda curada, estarei na torcida pra ela consiga de verdade se recuperar…
    Abraços

  31. REGIANA FLORES Says:

    SO QUEM CONHECE HEROINA PODE FALAROK, FALAR DE UMA COISA QUE VOCES VIRAM OU APENAS LERAM É FACIL JULGAR, TENHO 23 ANOS MORO NA ITALIA DESDE DOS 17 ANOS E ENTREI NA ONDA DA MADAME h TAMBEM , ESTOU ME TRATANDO E SEI O QUANTO É DIFICIL PARAR, MAS ANTES DE JULGAREM CONHEÇAM OS EFEITOS DESTA DROGA E DEPOIS FALEM OK.

  32. Olá!, meu nome é 西尔维奥 卡洛斯 冯色卡 e, de tudo o que li! nos comentários, foi muito criativo, estão de parabéns, algumas um tanto precoce como no dizer de que ela, a Sra. Ilma. Cristiane F, procurou a situação, ora!, Srta. Janete, é um prazer tela nesta virtualidade, pois pessoas como você inspira qualquer observador e, amante da arte; muito mim não tenha lido e, tão pouco assistido esse filme!, mim acredita de que ela não procurou!, não se se você concorda, com migo!, mais ninguém pediu para nascer!, não sei quanto você!!; Sim todos nós somos vítimas de alguém ou alguma coisa, me entende?!, e para vier se avida alguns vendem jornais, outros banana, outros vendem pipocas na porta de cinemas em fim é esse o ciclo da vida, cheios de necessidades,; Para ela nada mais foi do que alvo de algum/a historiador que a manteve em seu poder psíquico com a utilização de hipnose, não sei se me entende, mais quanto aos ensinos de Dr. Sigmund Froid, a analise de uso de hipnose experimental foi um sucesso! nas universidade da Alemanha, usando-se seres humanos, assim pode ter ocorrido com a nossa querida atriz que mesmo não querendo ou envergonhada de atos criminais quais praticou que, sem a aplicação de fraudes, ela com certeza não os cometeria. Segundo aos estudos de criminologia, Cristiane F. e, Don Pixote tem uma linha muito em comum!, terem sido perseguido antes e, depois de seu sucesso nos cinemas; Já, para você Srta. Cintia, em questão de adorar o filme e, gostar do que aconteceu com ela; Sabe é como as histórias contadas nas bíblias sagradas, em relação a Jesus Cristo, de acordo com a compreensão teológica, festas para se comemorar uma data tão significativa, sim! ganhar presentes, dar presentes, jogar bolas de neves entre outras atrações harmoniosas significa!, felicidade, agora pergunto! como pode ao mesmo tempo que come e, bebe festejar sabendo que um ser considerado muito importante para Deus, morreu crucificado?!, não sei vocês, mas comer com a memória voltada ao passado, saber que enquanto bebe o vinho e, que da mesma forma beberam para festejarem a morte de quem morreu não para nos salvar, mais que o fato gerou como alerta para nos salvar, prevenindo nos para que não cometêssemos os mesmos erros qual Jesus Cristo cometeu!; Muito obrigado, agradeço sim! a todos e, não me entendão mau aos ditos e, se achareme tiverem algo a dizer seja bom ou não por favor disponham-se no site descrito.

  33. Barbara Feuer Says:

    esse post tá completamente errado, baseado no filme e em nenhum momento no livro. ela deixa mto claro que nunca foi fã de david bowie.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: