Sibberia em mais um CD??

Excelente notícia para a cultura Sergipana e, claro, para nós também!!
Um pouco atrasada, mas vale a pena o registro…

blockquote14 Emsetur e Aperipê firmam parceria para promover cultura e turismo

A Fundação Aperipê e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) decidiram unir seus potenciais nesta sexta-feira, 7, para anunciar uma parceria que vai efetiva uma política que promova a cultura e o turismo sergipano. No auditório da Sociedade Semear, o vídeo ‘Minha Terra É Sergipe’ e as coletâneas musicais ‘Sons de Sergipe’ foram trazidas ao público presente formado pela imprensa, representantes do trade turístico, artistas e funcionários das duas instituições.

“Estamos muito felizes com essa integração. O objetivo da Emsetur é transformar Sergipe em um destino forte e sustentável. Fazer turismo não é fácil porque é uma cadeia muito ampla, complexa e a cultura tem um papel importante nesse processo. A Aperipê, com a experiência na comunicação e seus integrantes, vem auxiliar mais ainda”, afirmou o diretor de Operações da Emsetur, Diego Costa, ao representar o presidente da instituição.

Representando a comissão encarregada da produção das coletâneas ‘Sons de Sergipe’ e também a presidente da Fundação Aperipê, Patrick Torquato informou que a idéia do projeto é estimular a sustentabilidade dos artistas musicais no mercado sonoro. “O objetivo é viabilizar e potencializar a cultura sergipana e, a partir desse primeiro momento, fazer com que o artista se desenvolva por conta própria”, informou ele, que também é diretor da Rádio Aperipê FM (104.9).

Manoel Lisboa, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), observou que a música pode se tornar um importante atrativo turístico. “É importante que Sergipe mostre a sua identidade musical, assim como mostra seu artesanato, suas belas paisagens. A atividade musical também pode ser uma forma de trazer mais turistas para Sergipe”.

‘Filhos’ de Sergipe

As coletâneas ‘Sons de Sergipe’ têm o intuito de disseminar nacional e internacionalmente a sonoridade sergipana, além de posicionar o artista na rota dos principais eventos de feiras musicas e turísticas. “O nome foi uma ousadia e uma brincadeira com o trocadilho já pensando também no mercado estrangeiro. ‘Sons’ em inglês, significa filhos”, explicou Patrick Torquato, ao informar que a Rádio Aperipê foi citada pelo Ministro da Cultura esta semana como referência nacional no que diz respeito a qualidade da programação.

Inicialmente, a idéia é que o primeiro volume da ‘Sons de Sergipe’ seja lançado com 30 músicas em dois CDs, um voltado para as músicas populares mais tradicionais e o outro relacionado ao cenário musical mais contemporâneo. Para que o processo acontecesse de forma justa e democrática, uma comissão com representantes dos artistas, da Emsetur e da Aperipê estabeleceu os critérios de seleção.

Iguassu Cândido, guitarrista da banda Sibberia aprovou as notícias da parceria e da coletânea. “A parceria é uma feliz idéia porque demonstra uma preocupação entre a Emsetur junto a Fundação Aperipê não só com a comunidade musical, mas com todos os artistas e a sua valorização nacional e internacional”, disse.

Parceiro da mesma banda, Ismael Vieira ressaltou a importância das coletâneas por dois aspetos. “A identidade cultural já existe, mas precisa a ser reconhecida para construir e reconstruir um cenário e estes CDs ajudam nisso. Outra coisa é que o processo de produção das coletâneas está sendo coletivo. O mercado cultural tem uma outra dinâmica e a coletividade é importante”, informou o artista.

A previsão é que o primeiro volume da coletânea ‘Sons de Sergipe’ já esteja circulando nos meses de janeiro e fevereiro do próximo ano, aproveitando o enorme fluxo de turistas devido à alta estação e ao Verão Sergipe 2009.blockquote1

Veja a matéria completa aqui no site da Agência Sergipe de Notícias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: